Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

12/03/2021
Ideau

Curso de Agronomia realiza palestra sobre atuação e os desafios da profissão

Acadêmicos do curso de Agronomia, do primeiro e do terceiro semestre, participaram de uma palestra on-line intitulada “O Engenheiro Agrônomo: atuação e desafios“, que contou com a presença do pesquisador da Embrapa, Dr. Carlos Roberto Martins.

O evento foi organizado pela coordenadora do curso de Agronomia, Caroline Farias Barreto, com o intuito de aproximar os alunos com a realidade da profissão. “É importante que, desde o início do curso, os alunos observem a ampla área de atuação que Engenheiro Agrônomo pode exercer e busquem trocar experiências com os profissionais atuantes no mercado de trabalho para compreenderem a realidade da profissão” esclarece a professora.

A palestra, que foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Carlos Roberto Martins, abordou o tema das áreas que os profissionais da agronomia podem desenvolver, suas atividades e sua relação com as tendências mundiais. Tratou ainda, dos desafios que a profissão perpassa na atualidade, sobretudo diante da pandemia e das necessidades da sociedade. O pesquisador da Embrapa também destacou a importância de os futuros profissionais serem ecléticos, “A profissão de engenheiro (a) agrônomo (a) está em constante processo de renovação, que aliada a evolução tecnológica e a necessidade de atender os preceitos de sustentabilidade quanto ao processo de produzir alimento, garantem ainda mais a necessidade de profissionais habilitados e capacitados agora e no futuro” argumenta Martins.

Os estudantes que participaram da atividade relataram a importância do diálogo com o pesquisador:

“Foram abordadas questões do dia a dia do profissional, os desafios e, também, conseguimos tiradas muitas dúvidas de mitos e verdades sobre a profissão.” Bruno Mateus Schneider.

“Sem dúvidas este foi um momento de grande valor para nós, iniciantes na graduação. Uma oportunidade de tirar dúvidas e trocar experiências. É sempre gratificante poder absorver o conhecimento de profissionais experientes, um divisor de águas para quem ainda busca respostas e a certeza de suas escolhas referente a profissão”. Debora Silveira Da Silva

“É sempre importante ouvir profissionais experientes na área do nosso curso quando estamos nesta caminhada. Um profissional de referência nos ajuda a abrir os horizontes para nossa profissão, que é muito abrangente. E assim, vamos ficando mais seguros para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e de saber um pouco mais sobre o que a nossa profissão tem para oferecer”. Danúbia De Almeida

Comentários