Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

23/03/2011

A Campanha da Fraternidade 2011 é tema transversal para a Educação em Valores

Com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto (RM 8,22)” “nossa meta é contribuir para a conscientização de todas as pessoas sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, a fim de motivá-las a participarem de ações que visem à preservação do planeta” explica a Coordenadora Pedagógica Professora Caroline Tonin Cadorin. “Sendo a escola uma das principais instituições responsáveis pela preservação, pela transmissão e a produção de cultura, não resta dúvida de que um de seus papéis fundamentais será o de preparar o aluno para viver bem em seu mundo, oferecendo-lhe a oportunidade de equipar-se com uma bagagem de saberes que lhe permita se realizar como pessoa, como um cidadão inserido num contexto histórico-social, ao mesmo tempo em que, caso assuma a linha libertadora, procura também ajudá-lo a desenvolver suas potencialidades para que ele venha a ser capaz de agir sobre a realidade, e transformá-la”, salienta a Coordenadora.
Tendo em vista que a Campanha da Fraternidade é um trabalho ecumênico, a Professora Caila L. Polese, propôs à sua turma do 3º ano um trabalho de reflexão dentro do componente curricular de Ensino Religioso, aproveitando o tema da Campanha. Os alunos foram levados a pensar e olhar para o Meio Ambiente percebendo como as mãos humanas estão contribuindo paraterríveis consequências em nosso planeta, como o aquecimento global e mudanças climáticas, o que acaba gerando sérias ameaças para a vida em geral. 
Desta forma, os alunos assistiram vídeos que retratam a realidade da destruição do nosso planeta e refletiram muito, sob debates, como podemos preservar as condições de vida existentes no mundo. A turma confeccionou um cartaz que teve como título “Cuidar do nosso Planeta é valorizar a Vida”, onde os alunos escreveram atitudes que colaboram para a preservação da vida. Também confeccionaram mini-cartazes com frases em defesa do Meio Ambiente chamando atenção para a situação e as consequências da ação humana enquanto modifica as condições naturais da natureza.
A professora Caila ressalta que “A escola deve ser um lugar para a formação da conscientização sobre a ação do ser humano para com o meio ambiente e as transformações que nosso planeta está passando, por isso, é necessário e urgente que a escola seja parceira nesta missão de conscientização, assumindo e promovendo atitudes individuais e coletivas, conclui. As fotos mostram alguns dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Colégio.

Comentários