Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

13/05/2022

Alunos do curso de Agronomia realizam manejo com herbicidas na cultura da soja

Os acadêmicos do quinto semestre de Agronomia da Faculdade IDEAU, unidade de Caxias do Sul, neste semestre realizam o cultivo da soja com diferentes manejos herbicidas. A atividade faz parte do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP), supervisionado pela coordenadora do curso, Dra. Caroline Farias Barreto e os professores Dr. Renan Ricardo Zandoná e Dra. Cassiane Ubessi. De acordo com a coordenadora, “o curso de Agronomia da Faculdade IDEAU, semestralmente desafia os acadêmicos a implantar e acompanhar um estudo prático aliado à teoria das disciplinas, e assim, ocorrer o aperfeiçoamento para o mercado de trabalho”, aponta Barreto.

Os estudantes estão sendo desafiados a implantar e acompanhar o desenvolvimento da soja, contemplando com o uso de herbicidas pré e pós-emergentes. No decorrer das aulas, realiza-se o manejo das culturas, identificando as plantas daninhas em diferentes estádios de desenvolvimento, calcula-se a dose de herbicidas e adjuvantes, realizando a calibração de pulverizadores, bem como a verificação da importância do manejo integrado e a associação de herbicidas para o controle de plantas daninhas.

O professor Renan, que ministra a disciplina de Fitossanidade destaca que “os alunos acompanharem a eficácia de controle destes herbicidas, isolados e associados, e seus efeitos fitotóxicos sobre as plantas cultivadas, auxilia no correto posicionamento e controle de plantas daninhas resistentes, uma vez que, é importante a rotação de mecanismos de ação para reduzir a pressão de seleção herbicida”.

Comentários