Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

15/03/2023
Graduação

Acadêmicos do curso de Agronomia realizam aula prática de solos

No último sábado (11) os acadêmicos do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, realizaram uma aula prática sobre análise e descrição morfológica de perfil de solo e horizontes diagnósticos. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Ciência dos Solos, ministrada pelo professor Dr. Renan Ricardo Zandoná.

A verificação das características do solo foi realizada na Fazenda Souza e arredores, com o objetivo de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Assim, os estudantes foram estimulados a observar diferentes perfis de solo e horizontes diagnósticos, verificando a porosidade, consistência, plasticidade, pegajosidade e cor, além da identificação dos tipos de estrutura.

Para a determinação do perfil de solo foram utilizadas as características descritas no livro “Sistema Brasileiro de Classificação de Solos”, já para a definição da cor, foi usada a Carta de Munsell. Segundo o professor, “a identificação correta do solo é de fundamental importância, seja da fertilidade ou de sua conservação, pois é a partir dela que determinamos o potencial de uso e manejo, potencial de mecanização, disponibilidade de água, riscos de erosão, entre outros parâmetros fundamentais para a agricultura, pecuária e conservação do meio ambiente”, explicou.

Comentários