Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

07/07/2023
Graduação

Acadêmicos de Agronomia realizam estudo sobre sintomatologia de herbicidas

Ao longo do mês de junho os acadêmicos do quinto semestre do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, estudaram sobre sintomatologia de herbicidas, com o objetivo de identificar plantas daninhas, calcular dose de herbicidas, detectar diferentes reações, bem como aspectos voltados a seletividade. A atividade foi realizada na disciplina de Fitossanidade, ministrada pelos professores Dr. Renan Ricardo Zandoná, Dra. Cassiane Ubessi e Dra. Roberta Tognon.

Para o estudo, os alunos realizaram a semeadura, em bandejas, de algumas culturas, como soja, milho, trigo, arroz, nabo, azevém, e plantas daninhas, tiririca e corda-de-viola, mantendo-as na casa de vegetação. Após, realizaram a calibração do pulverizador pressurizado a CO2 para aplicação de herbicidas com diferentes mecanismos de ação, produtos de contato e sistêmicos e posicionamento em pré e pós-emergência.

Os sintomas visíveis de cada herbicida foram apresentados no decorrer das aulas, com o objetivo de desenvolver a habilidade de identificação de diferentes características, e assim, distinguir entre efeitos de herbicidas, doenças de plantas e deficiências nutricionais.

Segundo o professor, é fundamental que o engenheiro agrônomo conheça os mecanismos de ação e as características físico-químicas de cada herbicida, pois proporcionam diferentes comportamentos ambientais. “O conhecimento do espectro de controle, da seletividade e, por sua vez, dos sintomas de cada mecanismo de ação/herbicida ajuda na identificação de possíveis problemas de posicionamento de produtos químicos e eventuais danos ambientais”, explicou Renan.

A coordenadora do curso, Dra. Caroline Farias Barreto, também destacou a importância do estudo nesta área, através da aplicação prática dos conhecimentos, para a formação dos estudantes. “Essa atividade auxilia no correto posicionamento e controle de plantas daninhas resistentes, uma vez que é importante a rotação de mecanismos de ação para reduzir a pressão de seleção herbicida”, finalizou a professora.

 

Comentários