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INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
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18/11/2010

Professora da IDEAU lança mais um livro

A obra retrata a dissertação de mesmo nome apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Passo Fundo, como requisito parcial e final para a obtenção do grau de Mestre em Educação, em 2007.
A pesquisa apresenta princípios teóricos para a investigação e análise do Projeto Político-Pedagógico, identificando situações pedagógicas do cotidiano que são provocadoras de um processo de ressignificação, considerando que a sua sobrevivência está ancorada na prática dos protagonistas do processo educativo. O conflito é entre a ressignificação e a reificação institucional, onde o processo tende a se cristalizar. A ressignificação implica um movimento, uma constante busca da reflexão e da mudança.
O prefácio da obra foi escrito por Ilma Passos Alencastro Veiga, Professora titular aposentada e pesquisadora associada sênior da Universidade de Brasília e Professora do Centro Universitário de Brasília, que esteve presente na banca da autora, em sua defesa da dissertação de Mestrado em 2007 e grande incentivadora para que a pesquisa fosse publicada.
Para Gisele, “a pesquisa e a obra apresentada nasce de uma trajetória de estudo e experiência profissional, a qual tem um sentido único em minha vida. Não nasce por acaso, pois evidencia minhas concepções, o jeito de olhar, perceber, sentir, pensar, decidir e agir como sujeito sócio-cultural, que vivencia, no cotidiano, desafios, conquistas, construções, que me constituem protagonista da educação”. A relevância  deste estudo, explica a autora, “justifica-se pela inquietação que já há algum tempo está me acompanhando e que reside no fato de que muitas situações revelam a necessidade de construir o Projeto Político-Pedagógico, mas poucos se referem ao processo de ressignificação”.
Para completar, Gisele diz ainda que a escola é um espaço privilegiado, onde seus membros desempenham papéis de atores e autores do processo educativo e é isso que suscita a construção e vivência de um Projeto Político-Pedagógico. “Acredito que o assunto não se esgota na pesquisa feita, já que o PPP nunca está pronto, mas é algo construído permanentemente, pois carrega o sentido da busca; é a práxis que se faz na historicidade”, completa.
O livro está à venda na Livraria do Campus I e na Biblioteca do Campus II. Outras informações podem ser obtidas através do email: pedagogia@ideau.com.br

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