Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

18/11/2014

Faculdade IDEAU dispõe do Curso de Pedagogia para o Vestibular de Verão 2015

      Durante a semana que antecede o Vestibular de Verão 2015, vamos divulgar Curiosidades, Mercado de Trabalho, e o que é cada curso que será ofertado no Vestibular de Verão da Faculdade IDEAU 2015. Confira a Profissão Pedagogo, especialista em educação, sua função é produzir e difundir conhecimentos no campo educacional.

O que é?

     Pedagogo é aquele que se dispõe a pensar, de forma qualificada, a educação, a formação e o desenvolvimento humano. Um pedagogo é um cientista, mas também é uma pessoa que acredita na capacidade humana. Ser pedagogo é dispor-se a semear a esperança, mas também a cultivar e tornar a terra fértil, para que esta semente germine.

Quais as características necessárias para ser um profissional da área?

      Um pedagogo precisa acreditar no ser humano. Mas precisa mobilizar suas habilidades para construir competências profissionais. E esta mobilização parte da consciência de que é preciso estudar e relacionar diferentes áreas reflexivas e técnicas. É preciso muita vontade e disponibilidade para ler, dialogar, escrever, observar e comprometer-se com uma práxis transformadora.

      No curso de Pedagogia da IDEAU o aluno tem contato com os fundamentos da educação, com a construção didática da ação do pedagogo e com os fundamentos metodológicos das diferentes áreas do conhecimento. Ensino, pesquisa e extensão, ou seja, atividades me sala de aula, desenvolvimento de projetos de investigação científica e muitas atividades práticas de ensino.

Principais Atividades

      No curso de Pedagogia da Faculdade IDEAU desenvolvemos, além das disciplinas da base curricular, Projetos de Pesquisa a partir de temas transversais, cujo desenvolvimento complementa a formação do pedagogo. Atualmente pesquisamos sobre:

  1. A docência na contemporaneidade: imaginário social e realidade profissional do ser professor.
  2. Multiculturalismo e Interculturalidade em diálogo com a educação.
  3. Inclusão Escolar.
  4. Gênero e Educação.
  5. Educação em espaços não formais.
  6. Abordagens curriculares.
  7. Aprendizagem ao longo da vida.

Mas, tão importante quanto estes temas em si, é o desenvolvimento de uma prática sistemática de pesquisa, para construir uma formação constantemente atualizada. Também desenvolvemos eventoas acadêmicos, cuja participação qualifica a formação do pedagogo.

Área de atuação e especialidade?

      Hoje, um pedagogo não precisa atuar apenas em escolas. O curso de pedagogia da Faculdade IDEAU prepara o aluno para atuar em diferentes segmentos do mercado, tanto na educação formal (escola), na educação não formal (formação, treinamento e atividades educativas em espaços não escolares) ou  em outras áreas humanísticas.

Na educação formal, ou seja, no espaço escolar, a atuação do pedagogo ocorre em diferentes níveis. O curso dá uma ênfase especial à docência, tanto na Educação Infantil, nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, quanto na Educação de Jovens e Adultos. Mas também são abordados aspectos referentes à atuação do pedagogo nos serviços administrativos da escola.

      Quanto aos espaços não escolares, o pedagogo pode atuar nas empresas, no treinamento de pessoal e na disseminação da cultura de aprendizagem nas organizações; nos hospitais, em contextos de assistência social, em ONG’s, em associações de moradores e outros espaços de mobilização social. Também pode atuar na elaboração, planejamento e execução de projetos educacionais desenvolvidos em organizações não escolares (museus, espaços públicos, eventos etc).

Mercado de trabalho

       Existe em nossa região uma demanda grande por profissionais com habilidades técnicas bem desenvolvidas, tanto no setor público quanto no privado. No entanto, o diferencial da formação de um aluno é o que conta, seu empenho em buscar experiências para além da formação clássica e o desenvolvimento de suas competências em diálogo com as exigências do tempo atual.

Comentários