Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

09/08/2023

Faculdade IDEAU dá início a 11ª turma do Curso de Auxiliar de Apoio Docente

No cenário atual da educação, o papel dos auxiliares de apoio docente ganha cada vez mais relevância. No último sábado, 05, a 11ª turma do Curso de Auxiliar de Apoio Docente da Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, deu início à sua jornada, com o objetivo de preparar profissionais para auxiliar os educadores em sala de aula e contribuir para uma experiência educacional enriquecedora.

O curso é oferecido a funcionários de Escolas Infantis e demais interessados em atuar na área da Educação Infantil. Com carga horária total de 80 horas, a formação é estruturada para oferecer uma compreensão abrangente dos processos de aprendizagem, por meio de práticas pedagógicas e dinâmicas, onde os auxiliares são preparados para os desafios reais do ambiente escolar, interagindo conforme as necessidades educacionais de cada indivíduo.

Segundo a coordenadora do curso, Ma. Rejane Eccel Petereit, uma das ênfases do curso é a promoção da inclusão e o apoio ao aprendizado individualizado. “A criança atualmente é vista como um indivíduo que questiona, exige e compartilha suas vivências e sentimentos, fazendo dela um ser único e singular. Assim, o curso capacita os estudantes para atuarem nas funções de educar e cuidar das crianças da Educação Infantil, na perspectiva de desenvolver profissionais com base na formação integral da criança”, explicou a professora.

Sobre o curso

O curso de Auxiliar de Apoio Docente tem a função de atuar na dinâmica da escola, nas atividades pedagógicas organizadas pelo (a) docente referência e nas atividades com as crianças relativas à alimentação, higienização, arrumação dos espaços físicos e recreação, conforme previsto na Resolução Municipal CME Nº 37, de 26 de setembro de 2017.

As aulas acontecem aos sábados, das 8h até 12h, e são divididas em dois módulos:  o primeiro, “Desenvolvimento integral da criança”, e o segundo, “Princípios norteadores da atuação profissional de apoio docente”.

 

Comentários