Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

23/03/2015

Dia Mundial da Água

O ano de 2015 marca o encerramento da “Década da Água”, termo criado pelas Nações Unidas com o objetivo de promover ações integradas em relação ao uso e conservação da água, e buscando reduzir o flagelo de milhões de pessoas do planeta que vivem na extrema pobreza, sem acesso à água potável, aos serviços de saneamento e atendimento à saúde.

E finalmente muitos países do mundo – principalmente o Brasil, descobriram que a água é um recurso finito, e que precisa ser melhor aproveitada e valorizada.

Infelizmente para os brasileiros, foi preciso um período de secas e um iminente risco da falta de água em regiões antes bem abastecidas para fazer com que os governantes e a população encarassem o problema com mais seriedade.

A cada ano, durante a última década, a UN-Water (agência da ONU que coordena os assuntos relativos à água e saneamento) escolhe um tema para o debate internacional. O tema de 2015 é Água e Desenvolvimento Sustentável. Esse tema será celebrado também no dia 22 de março que, desde 1993, é lembrado como o Dia Mundial Da Água.

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, recomenda que os países membros da ONU realizem atividades no dia para promover a conscientização sobre a necessidade de preservação de recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde.

A Faculdade IDEAU se preocupa com a situação da água e contribui para o uso consciente, realizando campanhas de preservação e redução no desperdício. A campanha de 2014, “Quanto mais água, mais saúde, mais vida”, estimulou o uso responsável desse recurso tão valioso para a vida.

Comentários