Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

07/04/2015

Dia do Jornalista é comemorado nesta terça-feira

Nesta terça-feira,07, é comemorado o Dia do Jornalista. Essa data homenageia todos os profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar informações para as pessoas, de maneira imparcial e ética.

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Impresa (ABI) como forma de homenagear Giovanni Battista Libero Badoró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil. Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade. 

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista. 

Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

 

Comentários