Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

01/04/2024
Graduação

Dia de Campo da Faculdade IDEAU discute sobre o desenvolvimento da agricultura e da pecuária

Promovido pelos acadêmicos do curso de Agronomia e Medicina Veterinária, aconteceu no sábado, 23 de março, mais uma edição do Dia de Campo das Agrárias da Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul. Os alunos apresentaram para professores, estudantes e comunidade em geral os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre; as empresas parceiras, por sua vez, demonstraram inovações e tecnologias para o setor da agricultura e pecuária.

Os participantes foram recebidos com uma programação diversificada, que incluiu visitação às estações experimentais apresentadas pelas empresas, totalizando oito, e apresentação dos Projetos de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP) desenvolvidos pelos acadêmicos do quinto, sétimo e nono semestres do curso de Agronomia. Entre os assuntos abordados estão uso de herbicidas na soja, cigarrinha na cultura do milho, forrageiras de verão, entre outros.

Por outro lado, na área da Medicina Veterinária, foi debatido sobre citologia como ferramenta prática, utilização do sucedâneo lácteo no aleitamento de bezerras, importância do componente animal em sistema integrado de produção agropecuária (SIPA) para a intensificação sustentável, semiologia e coleta para exame parasitológico em ovinos e proteção para pets. Todas as temáticas foram conduzidas por empresas da área.

Ao integrar organizações, estudantes e produtores, o Dia de Campo buscou estreitar laços e fomentar a troca de informações, em busca de um agronegócio cada vez mais sustentável. Além disso, serviu como uma alternativa para apresentar as mais recentes inovações na área. “Este evento proporciona a divulgação e a demonstração dos trabalhos realizados pelos acadêmicos, além de ser uma forma de aproximar as empresas e os acadêmicos, proporcionando futuras oportunidades”, destacou a coordenadora do curso de Agronomia, Dra. Caroline Farias Barreto.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária também enfatizou que essa é uma oportunidade para conhecer empresas que prestam serviços e fornecem insumos necessários para o desenvolvimento da profissão. “O Dia de Campo proporciona aos alunos atualização sobre algumas das áreas da Medicina Veterinária e o desenvolvimento prático de atividades, além da integração com a comunidade e com os alunos de outros cursos”, finalizou Ma. Sabrina Bertolazzi.

 

 

Comentários