Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

14/08/2023
Graduação

Acadêmicos de Agronomia realizam aula prática sobre a cultura do trigo

No sábado, 05, os acadêmicos do oitavo semestre do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, participaram de uma aula a campo sobre a cultura do trigo na disciplina de Manejo de Culturas de Inverno, ministrada pelo professor Dr. Renan Ricardo Zandoná. Para a realização das atividades propostas, visitaram dois produtores do Distrito de Santa Lúcia do Piaí, localizados no próprio município, que utilizam diferentes manejos e cultivares em suas áreas.

No primeiro momento, foi possível visualizar, na prática, alguns assuntos já abordados em sala de aula, como morfologia, estágios fenológicos e ecofisiologia das plantas de trigo. Com orientação do professor, os estudantes realizaram um caminhamento, no qual cada um foi responsável por avaliar a plantabilidade da cultura e identificar as principais plantas daninhas, doenças e insetos pragas das áreas. Após o levantamento, foram desafiados a propor manejos nutricionais e fitossanitários de acordo com a realidade de cada produtor.

A partir das soluções propostas, levantou-se um debate sobre as estratégias de manejo que podem ser utilizadas e quais possuem maior eficácia. Segundo o professor, realizar a avaliação da plantabilidade das lavouras, o acompanhamento dos estágios fenológicos e o controle das diversas intempéries é fundamental. “Conhecer os estádios fenológicos da cultura do trigo e realizar o monitoramento nas fases iniciais são essenciais para posicionar adequadamente as estratégias de manejo relacionados à adubação nitrogenada e ao manejo fitossanitário”, explicou Renan. “A negligência do acompanhamento das fases iniciais pode acarretar em perdas irreversíveis de produtividade e gastos inadequados, principalmente quando o manejo é adotado tardiamente”, acrescentou a coordenadora do curso, professora Dra. Caroline Farias Barreto.

 

Comentários