Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

30/05/2012

Aulas de Gastronomia envolvem alunos de Turismo IDEAU

No cardápio de uma das aulas práticas da turma de Turismo tinha bife de casca de banana, suflê de casca de legumes, bolinho de folha de cenoura, bolinho de folha de beterraba, lasanha de talos de legumes e tomates recheados. “Essa aula possibilitou aos acadêmicos a prática dos conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas teóricas, tais como a prática das normas de higiene e manipulação dos diferentes alimentos; técnicas de cortes de legumes; técnicas adequadas de pré preparo, preparo, conservação, armazenamento e aproveitamento integral de alimentos (alternativa nutritiva e de baixo custo); avaliação da apresentação dos pratos quanto ao sabor, consistência, cor, aroma e temperatura, bem como o mise en place (mesa)” explicou a professora que ministra a disciplina, Daiana Kumpel.
A Gastronomia também é tema do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático da turma. Os acadêmicos foram desafiados a planejar um cardápio a partir da identificação dos alimentos e bebidas que o município de Marcelino Ramos produz e aplicar os conhecimentos da disciplina de gastronomia na aula prática – técnicas de corte de legumes e peixe, organização do menu na escolha de entradas, prato principal, guarnição, acompanhamento, sobremesa e bebida e apresentação dos pratos. O resultado foi lambari frito, torradas com patê de sardinha, carpa grelhada com molho de legumes, tilápia frita sem espinhas, iscas de tilápia, purê de batata, arroz branco e salada mista.
As nossas aulas de Gastronomia foram fantásticas no sentido de agregar conhecimento desde a parte teórica até a parte prática quando aprendemos as técnicas de corte, o preparo de alimentos, decoração de pratos, colocação de mesa (mise en place) e por fim a melhor parte na noite que era a degustação dos pratos que nos mesmos fizemos com acompanhamento da professora Daiana, disse a acadêmica Patrícia Patzlaff. “Por meio do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático a gastronomia foi inserida como um assunto inovador e relevante ao âmbito do turismo, possibilitando a criação de um produto turístico para a cidade de Marcelino Ramos, resgatando hábitos alimentares e elaborando pratos atrativos e nutritivos”, concluiu a professora.

 

 

Comentários