Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

14/09/2023
Graduação

Acadêmicos de Agronomia realizam aula prática sobre implementos para operações agrícolas

No sábado, 02 de setembro, os acadêmicos do sexto semestre do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, na disciplina de Máquinas, Implementos e Agricultura de Precisão, ministrada pelo professor Dr. Renan Ricardo Zandoná, realizaram uma aula prática sobre sistemas de máquinas e implementos para operações agrícolas.

No primeiro momento, os estudantes visitaram o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, situado no distrito de Fazenda Souza, onde visualizaram as principais características dos tratores, máquinas de preparo do solo e semeadoras de culturas de verão. Em seguida visitaram a propriedade Andreazza, localizada no distrito de Santa Lúcia do Piaí, onde o professor mostrou a semeadora de culturas de inverno e, a partir disso, realizaram a regulagem da quantidade de sementes e fertilizantes distribuídos no plantio. Por fim, aferiram e ajustaram os parâmetros de plantabilidade em diferentes velocidades de operação do maquinário.

Segundo a coordenadora do curso, Dra. Caroline Farias Barreto, a regulagem correta da semeadora promove melhores resultados na produtividade das lavouras, além de assegurar um plantio mais uniforme. “É de extrema importância que os alunos de Agronomia conheçam os implementos agrícolas e saibam regular as semeadoras de inverno e verão para a obtenção de altas produtividades”, destacou a professora.

Comentários