Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

23/08/2012

Acadêmico IDEAU implanta melhorias na rede de informática do Hospital São Roque

Autorizado pela Administração e trabalhando na área desde 2003, Vinícius começou a projetar suas ações cujo trabalho teve a primeira etapa concluída em duas semanas. Segundo o acadêmico, o primeiro aspecto observado foi o crescente uso/necessidade de computadores na rede ao longo do tempo sem o devido planejamento e compreensão sobre o funcionamento de uma rede de informática. “Identifiquei que o HSR possui uma estrutura grande, utiliza recursos como internet, se comunica e realiza diversas ações através da rede que, no entanto, encontrava-se com algumas carências”, explicou.
Alguns dos problemas corrigidos foram a adequação de um plano correto de Internet, onde opós uma auditoria do uso da instituição foi possível aumentar a banda da Internet de 2Mb para 6Mb e ao mesmo tempo reduzir o custo de R$ 138,00 para R$ 99,00 apenas contratando o plano correto associado ao uso da instituição. Outra atividade desenvolvida foi a montagem configuração e instalação de dois servidores, sendo um servidor de roteamento, restrições de acesso e segurança da rede e um segundo servidor de arquivos e backup do sistema. Foram instalados pontos de acesso wireless em locais estratégicos do hospital para os pacientes que necessitarem acessar a internet de seus notebooks.
Em seguida foi utilizado um programa open source para o gerenciamento de rede, contendo uma planta baixa da estrutura, pontos de roteamento onde pode-se acompanhar a rota dos cabos, por onde estes passam e visualizar a localização dos computadores e demais ativos de rede, se estes encontram-se ativos ou não, também contendo informações dos dispositivos.
Os cabos foram identificados e afixados de maneira correta.
Após os primeiros ajustes, Vinícius afirma que pretende seguir acompanhando e se colocou à disposição da equipe do Hospital para outras contribuições. “Sinto uma grande satisfação em poder ajudar uma instituição pela qual tenho imenso respeito”, ressaltou.
Os próximos projetos do Hospital em relação à área de informática é a implantação do prontuário eletrônico, novidade a qual Vinicius se interessou e está fazendo um estudo de viabilidade.
Todos equipamentos instalados foram doados ao hospital.

Comentários