Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

01/03/2018

Valores Humanos foi tema de Aula Magna da Faculdade IDEAU Caxias do Sul

A noite da última segunda-feira, 26 de fevereiro, foi marcada  pelas palavras de reflexão do palestrante Giovanni Mattiello, que ministrou palestra dando início aos trabalhos acadêmicos do primeiro semestre da Faculdade IDEAU Caxias do Sul. A Palestra Show “Valores Humanos”, foi o tema da Aula Magna que aconteceu na Faculdade IDEAU Caxias do Sul.

A palestra “Valores Humanos”, ministrada por Giovanni Mattiello abordou assuntos referentes à sociedade, consumo, mídia, valores humanos e comportamento. Conforme o palestrante “vivemos atordoados pelo caos do barulho e da superficialidade, numa sociedade que prioriza o periférico e o superficial, o pouco profundo. Há um permanente vazio nas relações sociais. O grande dinamismo dos meios de comunicação e de informação aflige-nos com uma infinidade de sistemas de valores, que invadem nossos lares e nos obrigam a escolher alguns deles, aonde o que predomina é o desejo e não a necessidade. As exigências do dia-a-dia nos impõem uma rotina onde raramente reservamos momentos de reflexão, de aprofundamento e de cuidado como o nosso ser. Desta forma, aos poucos, vamos perdendo contato com as coisas simples da vida, o que realmente nutre nossa alma e nos pergunta com insistência quais são os valores mais nobres da nossa existência. Precisamos redescobrir o que é essencial para viver. Torna-se urgente a reflexão; é preciso pensar, analisar, compreender a vida dentro do horizonte que nos coube viver, para orientá-la, com passos firmes e seguros, rumo à plena vivência de valores no plano pessoal, social e transcendental”.

A coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade IDEAU Caxias do Sul professora Caila Lanfredi, salienta que “ a Aula Magna do semestre foi um verdadeiro show. Tocou corações, sentimentos, nosso senso crítico e pensamento analítico. Instituição de Ensino é espaço para construção de saberes técnicos, mas acima de tudo isso, educação para a vida e formação de seres humanos humanizados que possam fazer a diferença nos espaços onde estão e irão atuar. A palestra atendeu a este objetivo: reflexão e planejamento de novas ações e condutas”.

Para a acadêmica do Curso de Pedagogia nível V Keisa Lewis a palestra “Valores Humanos” ministrada por Giovani Mattiello deu uma injeção de ânimos, “a cada início de semestre a faculdade IDEAU proporciona aos seus docentes para dar boas vindas a nova etapa na Instituição, a aula magna. Muitos sabem que esse nome se designa a aula inaugural de um curso. Porém a Faculdade vai além de uma aula inaugural, os gestores levam uma personalidade representativa para enviar uma mensagem aos alunos. Esse semestre que se inicia foi diferente, pois além de uma mensagem transmitida, o palestrante Giovani Matiello deu uma injeção de ânimo aos alunos. Muitos estavam ali cansados após suas  árduas tarefas diárias, mas através das suas palavras ricas, carregadas de vivência, de seu  canto fez muitos refletiram, valorizarem o porque de estarem em uma Instituição de curso superior. Fez pensarem nas ações da vida cotidiana. Certamente os acadêmicos saíram do auditório com a sensação de que 2018 já está sendo um semestre de grandes aprendizagens e trocas de experiências.”

 

Comentários