Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

13/03/2023
Graduação

Unidos pelo agro: pai e filho cursam Agronomia

Para a maioria dos filhos, pai é sinônimo de inspiração. Em algumas famílias, é inspiração até mesmo para a escolha profissional. Eduardo Luiz Giacomin, filho de agricultores, teve contato com a área agrícola desde a infância, e, ao crescer optou por cursar o Técnico em Enologia. Mais tarde, ao ingressar no mercado de trabalho, cogitou cursar Agronomia, mas alguns fatores, entre eles o nascimento dos filhos e o horário das aulas, lhe fizeram priorizar o trabalho e deixar os estudos de lado.

A vontade de entrar na graduação ressurgiu ao ver na Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, a possibilidade de conciliar os estudos com os demais afazeres do dia a dia, e assim, em 2018 iniciou o curso de Agronomia. “No caminho encontrei dificuldade de lidar com a parte tecnológica, realizar a parte escrita dos trabalhos, e, principalmente, montar e apresentar os trabalhos.  Por outro lado, a convivência e prática diária na área ajudou bastante na minha graduação”, relata Eduardo.

Ao longo de toda a faculdade Eduardo sempre se destacou, fruto das boas notas, conquistou a Bolsa Mérito duas vezes, e no segundo semestre de 2022, defendeu seu trabalho de conclusão de curso (TCC), obtendo a aprovação. A coordenadora do curso, professora Dra. Caroline Farias Barreto, destaca que o formando sempre foi um acadêmico exemplar e interessado nos conteúdos, junto a isso, sua experiência de mais de 30 anos no agronegócio contribuíram para uma trajetória de sucesso. “Ele sempre sentou na primeira fila em sala de aula e participava ativamente em todas as atividades, demonstrando estar disposto a aprender” e complementa “sempre contribui com os colegas e até mesmo com os professores, pois sua história de vida sempre serviu de exemplo”, relembrou a coordenadora.

De pai para filho

Orgulhoso das suas origens, Henrique Faoro Giacomin, filho de Eduardo, resolveu seguir os mesmos passos do pai, iniciando a graduação em Agronomia no início de 2022. “Embora sempre estive ligado a essa área, até porque fui criado no campo, via meu pai no trabalho e isso me motivou para escolher o mesmo caminho”, comenta Henrique. O estudante também destaca que ver o pai se formando, mesmo já tendo experiência, é motivo de orgulho, por isso busca nele a inspiração para ser uma boa pessoa e um bom profissional.

Agora, pai e filho, comemoram a primeira grande realização: a colação de grau. A formatura de Eduardo aconteceu no último sábado, dia 11 de março. “Ganhei mais um colega de profissão e, daqui uns anos, Henrique também será. Me sinto honrada em poder ser professora de pai e filho e presenciar o quanto ambos gostam da profissão”, finalizou Caroline.

 

 

Comentários