Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

23/11/2011

Teórico-prático Pedagogia IDEAU: conhecimento e emoção

Na noite da apresentação para a banca de professores estavam na platéia os pais e alunos da Escola Bandeirantes, de Sertão. Naquele momento todos puderam assistir a demonstração do trabalho realizado pelas alunas nas oficinas. “Acreditamos que o trabalho possibilitou a troca de experiências sobre o pensar e o fazer pedagógicos relativo à educação, uma prática relatada com emoção e alegria pelos resultados alcançados”, comentou a coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade IDEAU e docente da disciplina de Práticas Pedagógicas, professora Gisele Maria Tonin da Costa.
Dentre as reflexões que o trabalho permitiu construir uma merece destaque: a oportunidade ímpar para pensar as oficinas pedagógicas na organização do currículo escolar, na função social da escola e, no papel do professor e do aluno frente a essa proposta educativa. Também se faz necessário destacar o empenho das alunas na realização da proposta e a satisfação das mesmas com os resultados do trabalho, reconhecido não só pelos participantes que se envolveram ativamente durante a oficina, mas relatada pelos próprios professores ou auxiliares dos diversos espaços educativos envolvidos no projeto. “Com este trabalho percebeu-se a importância do diálogo da escola com outras esferas sociais para constituir espaços de inter-relação entre a vida e a escola, onde se estabeleçam pontes e não muros”, comenta a professora Elisandra Freschi, coordenadora do projeto nas turmas.
O desenvolvimento das Oficinas Pedagógicas visam proporcionar às futuras pedagogas a vivência em situações-problema como forma de intensificar a auto-construção de seus conhecimentos. “É indispensável que as acadêmicas sejam capazes de desencadear vivências ricas, abertas e significativas durante o ensino dos conteúdos que estarão sendo abordados no dia-a-dia de sua prática profissional” conclui a Coordenadora do Curso, professora Gisele. 

   

Comentários