Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

01/09/2012

Semana intensifica reflexão e expansão do conhecimento na IDEAU

Na terça-feira, nos cursos de Administração e Análise de Sistemas foi realizada uma palestra no Ginásio de Esportes do Campus II sobre o assunto: Crimes virtuais, com o Dr. Vinícius Borges Fortes.
Intitulada Cyberlaw – O Direito e as novas tecnologias – a palestra tratou sobre a evolução das tecnologias, a questão da interatividade na internet e os limites nesses ambientes.
Conforme o advogado é preciso ter muito cuidado, pois ao acessar alguns espaços como redes sociais, dependendo do comportamento, o indivíduo pode destruir a própria reputação e a de outros. É preciso gerir a liberdade de expressão para evitar conseqüências sérias, tais como crime contra a honra ou até mesmo indenização. “Devemos seguir normas de conduta, independente da rede”, enfatizou Vinícius.
A palestra também se estendeu a outros aspectos como verdades e mitos sobre os fakes e orientações para evitar um problema sério e crescente como os cibercrimes, furtos de senhas bancárias.
Já os cursos de Pedagogia e Educação Física trabalharam com atividades teóricas e práticas no Colégio Estadual Antonio Scussel – CEAS – com o tema: Jogos Coorporativos: (Re)criando jogos e brincadeiras no contexto escolar. As atividades foram coordenadas pelo professor Giovani Turella, de Porto Alegre.
No curso de Turismo, Ricardo Rosa comentou sobre a experiência de viajar à Europa e citou cuidados fundamentais ao conhecer novos lugares. Também falou sobre a cordialidade e os avanços presenciados em outros países.
Na oficina oferecida pelo curso de Design de Moda, cada participante confeccionou a sua própria joia manualmente através de plaquinas de latão.
O curso de Agronomia realizou a palestra no Salão de Atos da Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas, com Bruno da Costa Tonetto, abordando a temática: Nanotecnologia na Agricultura: Desafios e Estratégias. O palestrante relatou que a área é nova e já se identificam muitas potencialidades, porém, é algo que está no início e não se tem previsão de quando pode surgir como algo revolucionário, a exemplo dos transgênicos os quais provocaram grandes mudanças na agricultura.
Na sede da AABB os acadêmicos de Ciências Contábeis participaram de uma palestra sobre controladoria, com Ciro Weber. Na oportunidade foi reforçada a importância do profissional da área, assim como sua responsabilidade perante as demonstrações contábeis. Em uma linha do tempo, o palestrante salientou que o contador de hoje precisa entender de pessoas, fazer um bom controle interno e de gestão.
Na quinta feira (30) as palestras específicas continuaram. O curso de Administração trouxe o palestrante Ms. Mário Stockmann, membro do Grupo Renner S/A para falar sobre o tema: Relat – A concepção, construção e a arrancada de um projeto para transformação de um subproduto da fabricação de queijos em um produto nobre, para utilização como matéria prima na produção de vários outros produtos: o soro de leite em pó.
Já os acadêmicos de Análise de Sistemas puderam conferir a explanação de Felipe Jacobs, da empresa Gruppen, principal canal da Dell no Brasil, o qual tratou conceitos sobre Computação Virtual e novas tendências do mercado de TI.
O curso de Agronomia ofereceu aos participantes uma palestra com Edner Baumhardt sobre Bacias-escola: Experiências em monitoramento hidrológico de pequenas bacias hidrográficas.
Ciências Contábeis abordou a questão da Contabilidade Ambiental com Carlos Alexandre Gehm da Costa. Já as acadêmicas de Design de Moda tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de Max Colares com professores do curso na IDEAU, Maira Locatelli e Talissa Bonfante.
O curso de Educação Física abordou o tema: Clínica Atletismo na Escola. No campus III, o curso de Agronomia ofereceu um mini curso teórico e prático de fabricação de queijos, com a profª Daniela dos Santos de Oliveira.
Em outra oportunidade, a área de Pedagogia trouxe reflexões a cerca do tema: Motivação e Auto estima: Desafios de quem educa.

            

Comentários