Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

13/04/2022
Graduação

Primeira edição do Dia de Campo das Agrárias aborda temas sobre a área agrícola e animal

A Faculdade IDEAU, por meio dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, juntamente com o apoio de diversas empresas, promoveram no dia 26 de março a primeira edição do Dia de Campo das Agrárias. A atividade aconteceu na Fazenda Escola/ Fazenda Souza (Centro de treinamento Junior Daboit), em Caxias do Sul. No evento estiveram presentes aproximadamente 130 pessoas entre alunos, professores, parceiros e comunidade. A ação contou com 14 estações que abordaram assuntos na área agrícola e animal.

Na ocasião, houve a demonstração dos trabalhos de aperfeiçoamento teórico-prático (PATP) pelos acadêmicos do 5º e 9º semestre de Agronomia, cujo intuito foi trabalhar com as culturas de verão, como a soja e o milho. A coordenadora do curso, professora Dra. Caroline Farias Barreto, ressalta a importância dessas práticas realizadas pelos alunos. “Os alunos tem a possibilidade de aliar os conhecimentos teóricos estudados durante o semestre com a prática, além da oportunidade de apresentarem seus trabalhos para o público do evento”, enfatiza Caroline.

As empresas parceiras do evento Delta férteis, Ouro fértil, Agro Campos e Federal Agro abordaram assuntos como benefícios do manejo das pastagens sob atributos do solo e produtividade das culturas, tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, importância da nutrição foliar e tecnologias para o plantio de hortaliças em sistema fechado. Com avanço tecnológico na área da Agronomia foi exposto ao público à demonstração do uso de drone pela empresa Marques Consultoria Agrícola e Ambiental; e tecnologia de aplicação e técnicas de escolha dos bicos para pulverização pela empresa Jacto.

O acadêmico Bruno Mateus Schneider, do 3° semestre de Agronomia, ressalta que a experiência foi muito gratificante e também inovadora para seu crescimento profissional. “Neste dia de campo tive a oportunidade de conhecer diversas tecnologias e também sobre a produção de culturas em vasos com reaproveitamento de água e nutrientes. Além disso, foram apresentados diversos trabalhos relacionados aos PATP dos alunos sobre culturas de verão”, destaca.

Em relação às estações do curso de Medicina veterinária, o coordenador do curso, professor Sandro Ferrão destaca que “as atividades integradas envolveram práticas de bem-estar animal com ovinos e eqüinos, houve também demonstração de pastoreio de ovinos com cães e provas eqüestres, além da aplicação do uso de drone na pecuária”, explica.

Comentários