Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

22/06/2023
Graduação

PATP: uma ferramenta que integra teoria e prática no processo de aprendizagem

 

Ao adotar uma metodologia inovadora, a Faculdade IDEAU destaca-se como referência na área da educação, formando profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios do mundo real. A aprendizagem empregada permite integrar teoria e prática, tendo como principal estratégia o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP).

Esse trabalho é desenvolvido semestralmente e busca integrar as disciplinas de maneira interdisciplinar, com ênfase no aprendizado prático. Assim, ao encorajar o estudante a explorar diferentes perspectivas, questionar ideias e a buscar soluções inovadoras, permite o desenvolvimento de competências que vão além do eixo profissional, como criatividade, oratória, trabalho em equipe e tomada de decisões.

No decorrer desta semana, somente na unidade de Caxias do Sul, cerca de 25 trabalhos estão sendo apresentados para uma banca de professores, os quais abordam diferentes temáticas, entre elas: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), empreendedorismo, papel do psicólogo, atuação do pedagogo, avaliação de forrageiras, responsabilidade penal e civil do Médico Veterinário, mastite em gado leiteiro, entre outros.

Segundo o diretor da unidade, Me. Gustavo Fantoni, em um mundo em constante evolução, é fundamental que os métodos de ensino acompanhem essas transformações, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e tecnológicas. “ Uma metodologia onde o aluno é protagonista de sua aprendizagem, a partir de projetos desenvolvidos que possuem como objeto principal a realidade da profissão” e complementa “ainda, resulta em trabalho teórico escrito no formato de artigo científico, promovendo a Iniciação Científica, devolutiva aplicada a comunidade e extensão universitária”, destacou o professor.

 

Comentários