Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

03/06/2011

Macacote e Porco Pança no “Contando e Encantando” da IDEAU

A história contada desperta a imaginação e a identificação com a trama e as personagens da história, isso se dá porque ela possui o recurso da voz: como o sussurro, as pausas, a entonação de voz, denotando o medo, o susto, a serenidade, etc. “É ouvindo história que se pode sentir as emoções como: a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade e tantas outras mais”, explica a bibliotecária Vânia Medeiros Ribeiro. “Através da história contada a criança começa a seguir o fio da narração. Na interação da narrativa, a criança incorpora ativamente as experiências de sua cultura e os significados acumulados historicamente”, completa a bibliotecária.
Quem contou a história do Macacote e Porco Pança foi a Coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, professora Caroline Tonin Cadorin. A contação de história com o uso de elementos para representar a história deu significado para o enredo. Participaram da contação aproximadamente 100 alunos da Educação Infantil e Educação Fundamental Anos Iniciais. No final da contação foram sorteados livros para os alunos e distribuídos doces de banana.
De acordo com a coordenadora pedagógica professora Caroline Tonin Cadorin “as histórias desenvolvem o poder de observação, treinam a memória, exercitam a inteligência e a lógica, desenvolvem o poder de imaginação e de emoção e intensificam e estendem as relações”. 

Comentários