Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

18/05/2023

Faculdade IDEAU realiza Semana Acadêmica

Entre os dias 08 a 12 de maio, a Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, promoveu a Semana Acadêmica 2023, em parceria com o Diretório Central de Estudantes (DCE) e coordenadores de curso. Com o tema “Liberdade econômica e como ela afeta sua vida”, o professor e economista Odair Deters deu início ao evento, levando o público a pensar como a liberdade econômica estimula a inovação e o desenvolvimento, já que as pessoas podem experimentar novas ideias e soluções sem serem limitadas por regulamentações excessivas. Por outro lado, quando há o cerceamento da liberdade pode-se criar um ambiente de corrupção e falta de transparência, o que prejudica a economia como um todo.

Nos demais dias, os acadêmicos participaram de palestras e oficinas específicas dos seus cursos, a fim de ampliar práticas de ensino e se aproximar de profissionais renomados no mercado. Assim, se estabelece um espaço de troca de experiências e aprendizados integrados, além de vivenciar diferentes possibilidades oportunizadas pela Instituição.

Segundo o diretor da unidade, Me. Gustavo Fantoni, a semana acadêmica integra ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de promover um ambiente de reflexão sobre temas relevantes em cada área do conhecimento. “É uma oportunidade valiosa para os estudantes expandirem seus conhecimentos e ampliarem sua rede de contatos na área de estudo. É também uma oportunidade para a Instituição mostrar a qualidade do seu corpo docente e a relevância dos temas abordados em sua grade curricular, além de promover a integração entre alunos, professores e comunidade acadêmica em geral”, destacou o professor.

Para finalizar a programação, na sexta-feira (12) aconteceu a Mostra de Iniciação Científica (MIC), onde os acadêmicos apresentaram os trabalhos científicos desenvolvidos ao longo do último semestre.  Ao todo, cerca de dez artigos foram expostos e avaliados por uma comissão de professores de várias áreas, que definiram os melhores trabalhos da Mostra.

Confira os trabalhos premiados:

1º lugar:

Transtorno obsessivo compulsivo: traços e entendimento na visão da terapia cognitivo comportamental e psicanálise

Alessandra dos Santos Subtil; Agatha Verardo Corrêa; Caroline Soares Camargo; Luciane Oliveira de Bairros; Mariana Picheti Volpatto

2º lugar:

Cultivo de plantas de cobertura na serra gaúcha

Geovani Brito; Henrique Faoro Giacomin; Leonardo Marcon Schneider

3º lugar:

“Castrar é o Ideau”: projeto de castração de cães e gatos

Francine Silva Haubert; Giovana Jucolotto Kieling; Márcia Marques

 

 

 

Comentários