Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

13/11/2014

Faculdade IDEAU dispõe do Curso de Formação Superior em Marketing para o Vestibular de Verão 2015

     Durante o mês que antecede o Vestibular de Verão 2015, vamos divulgar Curiosidades, Mercado de Trabalho, e o que é cada curso que será ofertado no Vestibular de Verão da Faculdade IDEAU 2015.  Essa semana vamos conhecer o que faz um profissional de Marketing.

O que é Bacharelado em Marketing? O curso é focado em promover o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa.

Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade.

Quais as características necessárias para ser um profissional da área? As características dos profissionais de marketing mais procuradas pelas companhias atualmente são: inovação e criatividade na gestão de marcas, produtos e do próprio negócio, habilidade para integração entre canais online e offline, gestão e liderança de equipes e projetos, habilidade analítica para maior aproveitamento da explosão de dados, e gestão da interação com o cliente.

Qual a formação necessária para atuar na Formação Superior em Marketing:

Principais Atividades: Promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com merchandising. 

Área de atuação e especialidade? Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também para prestar assessoria a pequenos e médios negócios.

Mercado de trabalho: Grandes, médias e pequenas empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais. Empresas de médio e pequeno porte estão descobrindo a necessidade de investir profissionalmente em estratégias mercadológicas. Bacharéis em Marketing possuem uma formação mais aprofundada em planejamento e estratégia e poder enveredar para a área acadêmica, com docência e pesquisa. Atualmente, as áreas com a maior demanda de profissionais são varejo, comunicação integrada, marketing digital, endomarketing e marketing de relacionamento. As regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte dos postos de trabalho, mas as maiores cidades nordestinas têm aumentado a demanda por esse profissional. 

Curiosidades sobre o curso e profissão: Chances na política e no esporte: Essas duas áreas de atuação estão especialmente aquecidas para o profissional de marketing. Com a proximidade das Olimpíadas, aumenta a demanda das empresas por profissionais de marketing esportivo, que podem trabalhar em agências que possuem clientes da área de esportes, nas empresas patrocinadoras ou em entidades esportivas, como clubes e federações. Já o marketing político ganha maior espaço com as mudanças na legislação eleitoral, como a Lei da Ficha Limpa. O profissional pode atuar na comunicação política, cuidando da imagem do candidato, ou no marketing eleitoral.

 

Comentários