Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

15/10/2014

Faculdade IDEAU comemora Dia do Professor

Ser professor… uma geografia da disposição, da relação. Ser professor é uma escolha.
      Pensar nessa figura, nesse habitante da escola, é pensar em alguém que escolheu dedicar seus passos aos outros. Um habitante que se confunde com a própria escola, que se torna um espaço de atravessamento dos outros, dos saberes, das culturas. Esse habitante é o parceiro, o companheiro, aquele que desafia que frustra que apresenta caminhos. 
     Ser professor é abrir-se ao outro, às relações. Ser professor é ter uma disposição, uma disponibilidade para ser atravessado pelo mundo. É deixar de ser e ser um outro a todo instante.
     Ser professor é colocar-se entre um ensino e uma aprendizagem… um lugar onde a educação é relação… daqueles que se dispõem a atravessá-la. Um espaço de “ensinagem”, da união entre ensino e aprendizagem. Nesse espaço, o professor é estudante, o estudante é professor, a escola é a afirmação de um espaço relacional.
      Para ser esse habitante da escola, é preciso provocar e ser provocado. É essa dinâmica, esse jogo, essa relação, que transforma o professor em estudante! Professor-estudante que se joga nas brincadeiras, nas relações, que dá limites, fronteiras, espaços, que cuida de seu grupo, que cuida de cada um que convive com ele. Alguém que se joga na cultura, enriquece linguagens, compromete-se com as suas escolhas. 
      Professor-estudante precisa de estudo. Tem de se jogar nas letras e livros, nas imagens e sons, nas ideias e pensamentos, nas conversas e discussões. Ler, escrever, discutir, escutar música, ver filmes, saber e sentir as coisas que passam pelo mundo afora… São condições para a ampliação das linguagens que se constroem dentro do espaço escolar. 
      Pensar no que representa ser professor é pensar vida, com toda a intensidade, todo o afeto e todo o carinho pela educação. Segundo o professor do Curso Técnico em Segurança do Trabalho da Faculdade IDEAU Robledo C. Ceni, “Ser professor é transformar cada aula em um momento único de ensinar, aprender e crescer junto com a turma. Ser professor é orgulhar-se em ver a evolução do aluno e saber que ajudou nesta melhoria”.
     Para a Coordenadora e professora do EJA da Faculdade IDEAU Campus Marau, Silvia Colussi, “ser professor representa superar os desafios diários na busca de mudanças para um futuro melhor”.
     A Coordenadora dos Cursos de Recursos Humanos, Marketing e Comércio Exterior da Faculdade IDEAU Campus Caxias, professora Patrícia Padilha Lima ressalta que “ser professor vai além de ensinar, lecionar, ou simplesmente transmitir conhecimento. Ser professor é tornar-se: amigo, psicólogo, enfermeiro, confidente, pai, mãe, entendendo que o relacionamento não se dá somente e por meio das teorias compartilhadas, mas através das vivências compartidas. O universo de possibilidades que se delimita no espaço de sala de aula permite ao professor que possa não apenas despejar conhecimento, mas trazer o aluno para o debate, fazendo com que sintam parte da temática e possam, a partir disso, tornarem-se indivíduos críticos a atuantes nos meios em que circulam. E Como diz Martha Medeiros: “O que não faz você mover um músculo, o que não faz você estremecer, suar, desatinar, não merece fazer parte da sua biografia”. Quando se olha nos olhos dos alunos e se percebe que querem que fiquemos lá, que nos tornemos parte, têm-se o instante mágico onde ainda se pode acreditar que vale a pena. Ser professor é, a despeito de qualquer problema pessoal, fechar a porta da sala de aula e deixar o mundo lá fora para se entregar a magia do ensinar e aprender”.
      A Coordenadora da Escola Básica Fundamental Series Finas e Ensino Média do Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara, professora Deisy Nara Machado Moraes  destacou que “ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés. É ser alguém que escolheu dedicar seus passos aos outros. É o parceiro, o companheiro, aquele que desafia, que frustra, que apresenta caminhos”.
     A Faculdade IDEAU parabeniza a todos os professores.

Comentários