Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

25/05/2015

ENEM 2015 – Inscrições abertas. Confira as mudanças no exame.

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015. Os candidatos podem se inscrever até o dia 05 de Junho no site do Inep. As provas acontecem nos dias 24 e 25 de outubro. Os estudantes que não conseguirem isenção terão que pagar a taxa de R$ 63,00 pra se inscrever. O valor deve ser pago até o dia 10/06, sob pena de não ser confirmada a inscrição.

Após concluir a inscrição, é essencial guardar número da inscrição e a senha, pois são indispensáveis para o acompanhamento do processo, para consulta e impressão do cartão de confirmação da inscrição, obtenção dos resultados individuais e inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação (MEC).

O exame deste ano terá algumas novidades, e uma das principais é a perda da isenção para candidatos que deixarem de comparecer nos dois dias de provas. Eles ficam impedidos de pedir a isenção na edição seguinte do exame caso não justifiquem a falta. O objetivo é diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar desperdício de dinheiro público.

Outra novidade é a aplicação do Exame, que terá início às 13h30. Os portões nos locais de provas continuarão sendo abertos às 12h e fechados às 13h (de Brasília). Porém, esse tempo extra de meia hora será utilizado com procedimentos de segurança, para que todos os presentes entrem em sala e guardem seus pertences com tranqüilidade. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.

Também foram feitas mudanças na taxa de inscrição. Agora, além das pessoas que se declararem carentes, estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública. Para os demais, o valor é de R$ 63. O pagamento pode ser efetuado até as 21h59 (de Brasília) de 10 de junho. A confirmação das inscrições será feita apenas pela página do Enem na internet.

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, a prova é requisito para quem deseja receber o benefício do FIES, participar do programa Ciência sem Fronteiras ou conseguir vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Comentários