Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

09/04/2024
Graduação

Dia de Campo da IDEAU destaca o protagonismo dos acadêmicos

Semestralmente a Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, através dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, promove o Dia de Campo das Agrárias. Na última edição, voltado às culturas de verão, como soja e milho, o olhar do público voltou-se ao protagonismo dos acadêmicos na realização do evento, bem como na implantação dos experimentos, uma vez que apresentaram os resultados do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP), realizado em parceria com empresas do agronegócio, trazendo à tona avanços e práticas inovadoras na agricultura.

Entre as temáticas abordadas pela área da Agronomia estão o uso de herbicidas na soja, cigarrinha na cultura do milho, forrageiras de verão, entre outros. Por meio desses estudos, os futuros agrônomos puderam propor alternativas viáveis e eficazes para o aumento da sanidade e produtividade das culturas, além de promover a sustentabilidade.

Durante o evento, os grupos passaram por uma avaliação criteriosa das implantações e das apresentações, que levava em consideração planejamento, organização e visual do experimento, condução das culturas, segurança e clareza na apresentação, postura, linguagem e desenvoltura. O grupo de avaliadores, formado por profissionais renomados da área, atribuiu uma nota e o melhor grupo foi premiado, reconhecendo o esforço e a excelência ao longo de todo o processo.

Os acadêmicos Danúbia de Almeida, Guilherme Henrique Allebrant e Renato Rocha, com o trabalho intitulado “Ensaio de cultivares de soja para a região da Serra Gaúcha”, foram a equipe melhor avaliada, sendo premiados com medalha e troféu. A proposta deste PATP foi realizar o planejamento, implantação, condução, e ainda, propor manejos fitossanitários ao longo do ciclo da cultura para três diferentes cultivares de soja.

Os resultados apresentados durante o Dia de Campo evidenciaram os benefícios desse envolvimento dos estudantes, bem como a parceria entre o setor produtivo e a academia, proporcionando o compartilhamento de boas práticas, experiências e aprendizados, promovendo um ambiente propício para a inovação e o progresso contínuo do setor. “Este evento proporciona a divulgação e a demonstração dos trabalhos realizados pelos acadêmicos do curso de Agronomia durante o semestre. Além disso, possibilita aos alunos a experiência de desenvolver habilidades de apresentação e postura profissional perante ao público do evento”, destacou a coordenadora do curso, Dra. Caroline Farias Barreto.

 

Comentários