Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

20/08/2012

Consciência Ambiental exercitada no Centro de Educação IDEAU Colégio Santa Clara

A professora Fabiana F. Brambatti, preocupada com as futuras gerações, fez uma visita ao Rio Abaúna com os alunos mostrando a água que, após passada pelo processo de tratamento, é a água que vem até nossas casas para o nosso consumo diário. A partir do trabalho realizado em sala de aula aliada à visita, as crianças foram estimuladas a respeitar a ecologia e reconhecer a sua importância na participação do cuidado com o Meio Ambiente em que vive. “Por meio dessa atividade as crianças puderam reconhecer-se como um indivíduo natural e que a Natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade”, disse a professora. A professora destacou ainda a importância da economia e do uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias das pessoas. “É necessário ter consciência que o desperdício de água pode trazer drásticas consequências num futuro pouco distante”, completou Fabiana.
Agora vão algumas dicas pra você economizar água e diminuir a poluição dos rios:

• Dicas de economia de água: Feche bem as torneiras, regule a descarga do banheiro, tome banhos curtos, não gaste água lavando carro ou calçadas, reutilize a água para diversas atividades, não jogue lixo em rios e lagos, etc.

• Dicas para ajudar a diminuir a poluição das águas: não jogar lixos em rios, praias, lagos, etc. Não descartar óleo de fritura na rede de esgoto. Não utilizar agrotóxicos e defensivos agrícolas em áreas próximas às fontes de água. Não lançar esgoto doméstico em córregos. Não jogar produtos químicos, combustíveis ou detergentes nas águas.

Procure lembrar de todo o significado cultural, simbólico e socioeconômico da água na próxima vez em que você for saciar sua sede. Precisamos revitalizar a água, pois ela representa um elo com o passado e um compromisso com o futuro das próximas gerações, só depende de nossas ações.

Comentários