Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

10/08/2021

Advogar em meio ao caos

Por  Me. Fernanda Paula Tondin

Professora do Curso de Direito 

Faculdade IDEAU de Caxias do Sul

 

 

A advocacia tem todo o seu charme, certamente! A advocacia tem muita técnica, estudo, pensamento, tese e caos. Todos esses pontos foram intensificados, permito-me dizer que multiplicados, quando a pandemia teve os seus primeiros sinais em 2020. 

Com isso, a advocacia, consequentemente todos os profissionais que dela vivem, sobrevivem e trazem sentido à vida de tantas outras pessoas, ou seja, os advogados, sentiram a necessidade em trabalhar no formato híbrido rapidamente. 

Nesse formato, o advogado se viu diante de salas de audiências virtuais, atendimentos por vídeo chamadas, inúmeras mensagens via aplicativos de celular, além de autos totalmente eletrônicos e a movimentação para a digitalização de processos físicos. E mais, os advogados viram seus escritórios físicos vazios, órgãos do Poder Judiciário fechados e quase nenhum processo tramitando da forma convencional. 

Portanto, identifica-se que advogar em meio a pandemia gerou impactos significativos, um tanto caóticos e outro tanto evoluídos tecnologicamente. O que agora se torna um caminho sem volta, inclusive. 

O mês de agosto celebra no seu dia 11 o Dia do Advogado, merecendo muitos aplausos e reconhecimento, pois, sem sombra de dúvida, em meio ao caos os Advogados foram, e ainda serão, os auxiliares indispensáveis para a busca da Justiça.  

Comentários