Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

27/03/2024
Graduação

Acadêmicos de Pedagogia da IDEAU realizam oficina sobre alfabetização

Na quinta-feira, 14, os acadêmicos do terceiro semestre do curso de Pedagogia da Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, na disciplina de Práticas Pedagógico-Profissionais III, ministrada pela professora Ma. Rejane Eccel Petereit, realizaram uma oficina lúdica, com o objetivo de vivenciar a experiência da alfabetização de uma forma divertida.

Para a realização da atividade, os acadêmicos receberam na brinquedoteca da instituição crianças de 6 e 7 anos para uma experiência educativa única, onde tiveram a oportunidade de interagir com diversos jogos e brinquedos, tornando os recursos facilitadores da aprendizagem. Os elementos foram cuidadosamente selecionados, para estimular a imaginação e as habilidades cognitivas de cada um.

Ao final, os estudantes compartilharam suas experiências e construíram um relatório detalhado sobre as ações desenvolvidas e as observações feitas durante a oficina. Esse exercício não apenas reforçou o aprendizado teórico adquirido em sala de aula, mas também proporcionou uma reflexão profunda sobre a importância do lúdico no processo educativo.

Segundo a coordenadora do curso, Ma. Rejane Eccel Petereit, esse tipo de ação possibilita que as crianças aprendam, descubram, inventem e desenvolvam suas habilidades de maneira natural e prazerosa. Junto a isso, o espaço onde estão inseridos cria condições que oferecem o equilíbrio afetivo ao educando. “As atividades desenvolvidas em uma brinquedoteca são muito significativas, estimulando e criando oportunidades para que as crianças se preparem ludicamente e construam o seu próprio conhecimento”, ressaltou a professora.

Comentários