Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

10/05/2023
Graduação

Acadêmicos de Medicina Veterinária realizam aula prática sobre castração de felinos

No mês de abril, os acadêmicos do sétimo semestre do curso de Medicina Veterinária da Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, em parceria com o Centro Clínico Veterinário Pet Center Santa Lúcia, realizaram uma aula prática sobre castração de felino, na disciplina de Clínica Médica e Cirúrgica II, ministrada pela Médica Veterinária Maria Luisa Salles.

Para a realização da atividade, os estudantes foram divididos em dois grupos, sendo que um ficou responsável por auxiliar no procedimento anestésico, e o outro, no processo cirúrgico. Os encarregados da primeira parte participaram da avaliação anestésica e da aplicação da medicação (MPA); os demais acompanharam o retorno do paciente do bloco cirúrgico, encaminhando ao setor de internação. O animal teve alta no dia seguinte.

A disciplina visa aproximar o estudante da técnica cirúrgica relacionada aos diversos órgãos, entre elas, a Orquiectomia (castração), a qual apresenta uma alta demanda na saúde pública. Sendo assim, aproximar os futuros médicos veterinários nessa área, ainda na graduação, é de suma importância. “ Essa matéria, em específico, proporciona a experiência de realizar um procedimento cirúrgico mediante o acompanhamento de um profissional experiente, trazendo segurança e reafirmando que as aulas práticas são cruciais para o desenvolvimento das habilidades profissionais”, destacou a coordenadora do curso, professora Ma. Letícia da Silva.

 

Comentários