Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

06/06/2023

Acadêmicos de Agronomia realizam aula prática sobre coleta de solos

No mês de Maio, os acadêmicos do terceiro semestre do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, realizaram uma aula prática sobre coleta de solos, na Fazenda Souza. A atividade faz parte da disciplina de Ciências do Solo, ministrada pelo professor Dr. Renan Zandoná.

Durante a aula os estudantes puderam acompanhar os procedimentos para a coleta, levando em consideração tipo de solo, posição do relevo e histórico de uso da área, encaminhado, posteriormente, ao laboratório. Para a extração do material, foi realizada a coleta de amostras em diferentes caminhamentos e espaçamento, conhecendo, assim, os diferentes amostradores de solo.

Segundo o professor, com base nas informações da análise de solo, o engenheiro agrônomo pode tomar decisões mais assertivas sobre a correção do solo e o uso eficiente de fertilizantes. “Antes de iniciar a semeadura/plantio de uma nova cultura, deve-se verificar as condições do solo, a fim de garantir alta produtividade. A análise é uma importante ferramenta, uma vez que indica os nutrientes disponíveis, o pH, a matéria orgânica e as características físicas do solo”, explicou Renan.

Comentários