Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

15/12/2022
Graduação

Acadêmicos de Agronomia desenvolvem prática sobre Kokedama, sal condimentado e produção de mudas

Os acadêmicos do sexto semestre do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, desenvolveram diversas práticas profissionais na disciplina de Horticultura, ministrada pelas professoras Cassiane Ubessi e Caroline Barreto. Entre as atividades está a produção de Kokedama, sal condimentado e produção de mudas, as quais estão relacionadas aos assuntos de Paisagismo e Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, abordados durante as aulas.

O kokedama é um arranjo para o cultivo sem vaso de plantas ornamentais, caracterizando uma tendência no paisagismo para a decoração de interiores. A sua elaboração consiste no recobrimento das raízes e do solo da planta com musgos, formando uma esfera (bola). Após revestir a planta, basta amarrá-lo utilizando barbante, fio nylon ou sisal. Para essa prática é preferível o uso de plantas ornamentais de sombra ou meia sombra.

Já o sal condimentado consiste na mistura de sal (fino, grosso ou Himalaia) com diversos condimentos para saborizar. Na prática foram utilizados sal de cozinha e do Himalaia, juntamente com salsa, cebolinha, cúrcuma em pó, manjerona, tomilho, alecrim e manjericão, armazenados em frascos de vidros para o consumo. Cabe destacar que a escolha dos temperos é variável conforme o gosto, no entanto, quanto mais diversos, mais saboroso ficará a mistura. Esse tipo de produto tem por finalidade reduzir o consumo de alimentos industrializados.

Ainda na temática de plantas medicinais, os estudantes produziram mudas de diversas espécies por meio de estaquia que, ao final da disciplina, foram distribuídas à comunidade acadêmica. Dentre as espécies utilizadas para a produção, cita-se alecrim, arruda, manjericão roxo, hortelã, pimenta, manjerona e poejo.

 

Comentários