Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

01/11/2011

Acadêmicas de Pedagogia IDEAU em viagem de estudos: saberes, reflexões e possibilidades de aprendizado diferenciado

As ruínas de São Miguel representam todo o esplendor das Missões Jesuíticas construídas nos séculos XVII e XVIII pelos povos indígenas no Rio Grande do Sul, em especial, os guaranis sob a liderança de padre jesuítas. As Missões formam as raízes culturais e sociais do povo rio-grandense. “A história, a força do trabalho e do legado guarani nas Missões pode se constituir em uma fonte maravilhosa de conhecimento ao alcance de nossas pedagogas e mais ainda, ao alcance dos educandos de nossas pedagogas”, diz a professora Consuelo.
Vale também ressaltar o valor do trabalho de campo, nos estudos históricos e geográficos, como um instrumento de análise e registro das mudanças no tempo e no espaço, sendo, portanto, um recurso de análise da realidade espacial em escalas local e regional. Nesta viagem, as acadêmicas puderam interagir com os conhecimentos construídos nas aulas e perceber a sua importância. Após a viagem, as acadêmicas realizaram atividades que poderão ser aplicadas em sala de aula.
A busca pela qualidade em educação passa também pela qualidade de nossas experiências e nos constituem enquanto seres humanos. “A experiência se constituiu em um maravilhoso momento em que buscamos juntas o aprender, compartilhar e respeitar diferentes saberes e seres” comenta a professora. “Quem ganha somos todos nós, que aprendemos e vivenciamos o aprendizado em diferentes espaços […] aprendizado que envolveu não só conhecimentos na área das Ciências Humanas, mas provocaram reflexões, questionamentos e novos olhares sobre nossa realidade hoje”, completa.  

   

Comentários