Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

25/11/2011

27 de Novembro – Dia do TST – Técnico em Segurança do Trabalho uma função multidisciplinar*

O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional responsável por garantir a segurança no ambiente de trabalho. Esse profissional age ativamente, inspecionando as condições de trabalho, o uso do EPI – Equipamento de Proteção Individual, realizando ações educativas, instruindo os funcionários das atitudes conscientes que devem ser tomadas para diminuição dos riscos de acidentes, além de propor melhorias para aprimoramento dos preceitos e valores no esforço de integrar a segurança, a qualidade, o meio ambiente, a produção e o controle de custos na empresa.
O Técnico em Segurança do Trabalho é fundamental no desenvolvimento de programas e políticas de segurança, mas, ainda mais importante na implantação e difusão destas diretrizes para os funcionários. Isso se dá através dos treinamentos e no acompanhamento das tarefas diárias por toda a empresa, buscando o entendimento e comprometimento dos trabalhadores em relação às normas de segurança da empresa.
A segurança do trabalho é um conjunto de medidas elaboradas com o objetivo de prevenir e minimizar os acidentes de trabalho e possíveis doenças ocupacionais. Tais medidas devem prever a proteção da integridade e capacidade física dos trabalhadores.
O Técnico em Segurança do Trabalho é o responsável por supervisionar a aplicação dessas medidas nas atividades diárias de uma empresa ou indústria, para garantir condições que neutralizem ou reduzam ao mínimo os riscos de acidentes ou doenças do trabalho. O profissional de segurança do trabalho precisa estar constantemente atualizado no conhecimento das leis relacionadas ao ambiente de trabalho, pois é necessário orientar a empresa e os empregados em relação as exigências da legislação trabalhista vigente, ainda, assessorar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, no desempenho das suas atividades.
O Técnico é responsável por aplicar os princípios básicos na prevenção de acidentes, estando em conformidade com a legislação e normas de segurança existentes, elaborando planos, estudos estatísticos, instrumentos de avaliação, programas de segurança, análises de acidentes e outros dispositivos de ordem técnica junto aos funcionários. Também é de sua responsabilidade, prestar assistência ao trabalhador vítima de acidente de trabalho ou qualquer eventualidade visando manter a vida e prevenir complicações até o atendimento especializado.
Portanto, o Técnico em Segurança do Trabalho é um profissional da área da saúde, multidisciplinar, que interage com todos os níveis hierárquicos da organização, habilitado no domínio de técnicas de analise das condições de higiene e segurança no trabalho, com conhecimentos da legislação trabalhista e previdenciária, estando preparado para manter a empresa em conformidade com as enumeras exigências da legislação trabalhista.

   *Flávio Luiz Salvador
– Técnico em Segurança do Trabalho
– Formado em Administração – Recursos Humanos, Faculdade IDEAU
– Aluno do MBA – Gestão de Pessoas, Faculdade IDEAU
– Professor do curso Técnico em Segurança do Trabalho do IDEAU

Comentários