Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

Corpo Editorial Normas para publicação Edição atual Edições anteriores

Objetivo da Revista

Revista de Educação do IDEAU (REI) publicação eletrônica (www.ideau.com.br) semestral do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, tem por finalidade divulgar artigos, ensaios, resenhas, comunicações de pesquisas, estudos e experiências pedagógicas que abordem temas relevantes na área da educação.

Orientações sobre Formatação

Os artigos submetidos deverão obedecer aos seguintes critérios de formatação: Papel A4 (29,7 x 21 cm); margens: superior=3cm, inferior=2cm, esquerda=3cm e direita=2cm; editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior, utilizando caracteres Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre as linhas 1,5, parágrafo justificado. Os artigos devem ser originais e conter entre 12 e 20 páginas e resenhas até 8 páginas. Os artigos devem conter, sucessivamente: a) título; b) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) com informações em nota de rodapé sobre a titulação acadêmica, a atividade que desempenha, instituição a que está (ao) vinculado(s) e endereço postal e eletrônico; c) resumo em português de 100 a 300 palavras; d) palavras-chave (de 3 a 4); e) abstract; f) keywords; g) corpo do texto e h) referências bibliográficas. O Resumo de acordo com a NB 88/1987 (NBR 6028) da ABNT deverá ser apresentado em parágrafo único, em espaço simples, fonte 10, e deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. As referências a autor(es) devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano de publicação, e página (se citação direta; para citação indireta, apenas autor e ano), conforme normas da ABNT (NBR-10520). Não use ibid., op. cit., e assemelhados. As citações com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas (etc). As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023/ 2002). Notas não devem ser colocadas no rodapé. Use-as o menos possível, numerando-as sequencialmente no corpo do texto, e as apresente no final do artigo, antes das referências bibliográficas. As ilustrações devem ser numeradas de acordo com a ordem em que aparecem no texto. Fotografias, figuras, gráficos, mapas e listagens de computador somente serão aceitos se tiverem condições de fiel reprodução. As ilustrações, inclusive as tabelas, devem conter identificação clara de modo que não paire dúvida alguma a respeito de sua localização no texto. No caso de fotografia, devem ser anexados nome do fotógrafo e autorização para publicação, assim como autorização da(s) pessoa(s) fotografada(s). Resenha: essa produção deverá apresentar o comentário sobre uma obra recente, ou relançamento de algum clássico, no campo da educação. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais ideias do autor e apresentar uma apreciação crítica, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da educação. Referência da obra de acordo com a NB 66/1989 (NBR 6023) da ABNT.

Os artigos serão publicados em ordem de aprovação.

Avaliação dos Artigos

Adota-se o sistema de avaliação anônima (double blind review) para análise dos artigos encaminhados para publicação, com pelo menos dois avaliadores. Os documentos submetidos são analisados pelos editores da revista, de acordo com política editorial, sem avaliação externa, num primeiro momento. Os trabalhos deverão ser enviados aos Editores, que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial. Serão encaminhados sem identificação a pareceristas externos. O nome dos pareceristas será mantido em sigilo. Os textos serão submetidos à apreciação do conselho Editorial, que poderá sugerir aos(s) autor(es) alterações do original, para que procedam às necessárias adaptações, e somente serão aceitos quando tiverem o visto do conselho. Os trabalhos não aprovados e/ou originais não serão devolvidos. Os Editores notificarão os autores se os trabalhos foram ou não aprovados para publicação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo do parecer, sem a identificação do parecerista. A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade do (s) autor (es) do artigo.

Direitos Autorais

Os artigos e documentos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive de tradução, são reservados à Revista. Todos os trabalhos publicados são protegidos pela legislação de direitos autorais. A permissão para utilização ou reprodução por terceiros deve ser obtida junto à Revista.