Pedagogia | IDEAU Caxias do Sul
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

O curso de Pedagogia busca preparar um profissional:

Capaz tecnicamente e profundo conhecedor da realidade específica na qual atua e capaz de responder, na prática, às necessidades dessa realidade;
Eficaz e interessado socializador dos conhecimentos;
Capaz de resgatar a dignidade da criança como um ser integral, sujeito do seu processo histórico e de sua condição de cidadão.
Para atingir esses objetivos para o magistério na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar, o Professor deverá buscar na sua formação:

a articulação entre teoria e prática, valorizando o exercício da docência
a articulação entre áreas do conhecimento ou disciplinas
o aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e na prática profissional
a ampliação dos horizontes culturais e o desenvolvimento da sensibilidade para as transformações do mundo contemporâneo.

Ato Autorizativo:

Portaria de Autorização nº 862, de 01 de novembro de 2006, publicada no Diário Oficial da União em 06 de novembro de 2006

Portaria de Reconhecimento nº 37, de 19 de abril de 2012, publicada no Diário Oficial da União em 20 de abril de 2012

Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 286, de 21 de dezembro de 2012, publicada no Diário Oficial da União em 27 de dezembro de 2012

Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 1092, de 24 de dezembro de 2015, publicada no Diário Oficial da União em 30 de dezembro de 2015

PPC

Projeto Pedagógico do Curso

DOWNLOAD
Coordenação
Corpo Docente
Perfil do Egresso
Matriz Curricular

Flávio Carlos Barro

Presidente

Caila Lanfredi

Diretora

Caila Lanfredi

Coordenadora do Curso

O corpo docente proposto para o Curso é contratado sob o regime da CLT, mediante processo seletivo. A disponibilidade de professores habilitados para atuarem nos cursos faz parte não somente de um esforço contínuo, mas também da necessidade de oferecer um projeto educacional cada vez mais arrojado e dinâmico para a sociedade. Além da excelência acadêmica, o que se busca é a participação efetiva do docente na motivação do aluno à iniciativa prática acadêmica e em outras atividades concernentes ao Curso. Assim são instruídos os professores, para que sempre busquem e provoquem a ação acadêmica em novas ideias e na prática da habilitação pretendida.

Fabiola Ponzoni Balzan

CURRÍCULO LATTES

Luciana Idiarte Soares Falkenbach

CURRÍCULO LATTES

Miriam Benedetti Narvaz

CURRÍCULO LATTES

Rejane Maria Eccel Petereit

CURRÍCULO LATTES

Roberta Dall Agnese da Costa

CURRÍCULO LATTES

O egresso deve ser profundo conhecedor dos fundamentos da Educação e sua aplicação no cotidiano, zelando pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade.

Um profissional que paute por princípios da ética democrática, orientando suas escolhas e decisões metodológicas e didáticas por valores democráticos e por pressupostos epistemológicos coerentes, comprometido com os valores inspiradores da sociedade democrática.

Que participe coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula, com plena compreensão do papel social da escola.

Um profissional capaz de relacionar os conteúdos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento. Com domínio dos conteúdos a serem socializados, de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar.

Um egresso capaz de criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem com pleno domínio pedagógico que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

Um indivíduo capaz de utilizar as diferentes fontes e veículos de informação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto da leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional.

Assim este egresso poderá atuar em espaços educativos que promovam a educação da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como Gestor Escolar, nas instituições públicas e privadas, formais e não formais. É importante observar que há falta de professores com a habilitação específica na região o que possibilita a inserção dos profissionais no mercado de trabalho.

Os egressos do Curso de Pedagogia podem atuar na docência em creches, pré-escolas e séries iniciais do Ensino Fundamental, e em outros ambientes onde ocorre o processo ensino/aprendizagem, a exemplo de hospitais, empresas e grupos comunitários. As pesquisas produzidas pelos acadêmicos contribuem para a revisão e superação de problemáticas do cotidiano escolar, possibilitando a produção de alternativas para a melhoria da qualidade de ensino.

Conceito: 3 (2014)

Primeiro Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Filosofia da Educação
4
72
0
72
não
Tecnologia e Informática na Educação
4
72
0
72
não
Nutrição, Higiene e Saúde na Educação
4
72
0
72
não
Metodologia e Iniciação à Pesquisa Científica
2
36
0
36
não
Português Instrumental
2
36
0
36
não
Seminário I
4
36
36
72
não
Atividades Complementares *
2
0
36
36
não
Total
22
324
72
396
Segundo Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
História da Educação
2
36
0
36
não
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
4
72
0
72
não
Recreação e Lazer
4
36
36
72
não
Didática Geral
2
36
36
72
não
Práticas Pedagógicas I
4
36
36
72
não
Seminário II
4
36
36
72
não
Atividades Complementares *
2
0
36
36
não
Total
22
252
180
432
Terceiro Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Literatura Infantil
4
72
0
72
não
Sociologia da Educação
2
36
0
36
não
Legislação Educacional Básica
2
36
0
36
não
Temas Transversais
2
36
0
36
não
Organização Institucional na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
2
36
0
36
não
Práticas Pedagógicas II
4
36
36
72
não
Seminário III
4
36
36
72
não
Atividades Complementares *
2
0
36
36
não
Total
22
288
108
396
Quarto Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
4
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática
4
72
0
72
não
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências
4
72
0
72
não
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Língua Portuguesa
4
72
0
72
não
Práticas Pedagógicas III
5
36
54
90
não
Seminário IV
4
36
36
72
não
Atividades Complementares *
1
0
18
18
não
Total
22
288
108
396
Quinto Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Artes
4
72
0
72
não
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Estudos Sociais
4
72
0
72
não
Política e Gestão Educacional
2
36
0
36
não
Produção Textual
2
36
0
36
não
Práticas Pedagógicas IV
5
36
54
90
não
Seminário V
4
36
36
72
não
Atividades Complementares *
2
0
36
36
não
Total
23
288
126
414
Sexto Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Física
4
72
0
72
não
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
4
72
0
72
não
Avaliação Educacional na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
4
72
0
72
não
Práticas Pedagógicas V
5
18
72
90
não
Seminário VI
4
36
36
72
não
Atividades Complementares *
1
0
18
18
não
Total
22
270
126
396
Sétimo Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Educação Especial e Inclusiva
4
72
0
72
não
Optativa I
2
36
0
36
não
Trabalho de Conclusão de Curso I
2
36
0
36
não
Estágio Supervisionado I
11
72
126
198
não
Seminário VII
4
36
36
72
não
Atividades Complementares *
1
0
18
18
não
Total
24
252
180
432
Oitavo Semestre

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Educação de Jovens e Adultos
2
36
0
36
não
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
4
72
0
72
não
Optativa II
2
36
0
36
não
Trabalho de Conclusão de Curso II
4
72
0
72
não
Estágio Supervisionado II
12
90
126
216
não
Atividades Complementares *
1
0
18
18
não
Total
25
306
144
450
Totais de carga horária

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
%
Práticas Pedagógicas
23
162
252
414
%
Disciplinas Optativas
4
72
0
72
%
Atividades Complementares
12
0
216
216
%
Estágio Supervisionado
23
162
252
414
%
Trabalho de Conclusão de Curso
6
108
0
108
%
Disciplinas
114
1764
288
2052
%
TOTAL DA CARGA HORÁRIA
182
2268
1008
3276
%
Total
364
4536
2016
6552
100%
Optativas

Cód.
Disciplinas
Créd.
Teoria
Prática
C.H.
Pré req.
Direitos Humanos e Cidadania
2
36
0
36
não
Educação Ambiental para Sustentabilidade
2
36
0
36
não
Empreendedorismo
2
36
0
36
não
Marketing
2
36
0
36
não
Pedagogia Empresarial
2
36
0
36
não
Pedagogia Hospitalar
2
36
0
36
não
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência
2
36
0
36
não
Total
14
252
0
252